Index Labels

LUGAR DA CNEC NA SOCIEDADE

. . 2 comentários:
Prédio da antiga CNEC
A história da Escola Cenecista de Upanema é muito vasta e rica de detalhes.

Como falei em postagem anterior nesta coluna, tentarei resgatar, invocando o que conheço da história daquela instituição.

A CNEC foi fundada em 1979, quando ainda era abrigada no centro da cidade, na Avenida Getúlio Vargas.

Como não as salas de aula foram se avolumando, teve de ser transferida para a Avenida Antônio Vitorino, num local que tinha mais condições de comportar os alunos, professores e funcionários em geral.

Foram criadas salas de Segundo Grau em todos os níveis. Foi preciso vir professores de outras cidades. Aumentou o número de alunos.

Darei um pulo para chegar a 1990. Houve uma abertura democrática para eleição da direção da instituição. Duas chapas concorreram: a da situação, encabeçada pelo professor Luiz Jairo Bezerra de Mendonça e sua vice, a também professora, Régia Mendonça.

Do lado da oposição, o professor Luiz Gonzaga Gondim encabeçou a chapa. A vice foi a professora Maria Aparecida.

As duas chapas tinham propostas divergentes, que foram apresentadas à população upanemense.

Quem podia votar?
Todos os professores e funcionários em geral, todos os alunos acima de 12 anos, todos os pais ou responsáveis e todos os sócios que estavam em dia financeiramente com a instituição.

Alguns detalhes da campanha e da eleição relembrarei na próxima postagem, ou seja, no próximo final de semana.

2 comentários:

  1. vc não fala que o ex prefeito Luiz candido lutando pra trazer 2° grau, o governo na época era tarcisio maia pai de josé agripino, o então governador disse a Luiz Cândido que era uma pretensão Upanema ter 2° graus, ai foi qdo Luiz conseguiu através da embaixada do canadá.

    ResponderExcluir
  2. Eu não disse, mas Vossa Anonimência já disse agora. Não gosto de escrever sobre algo que não tenho certeza ou que não tenha visto.

    A história de que Luiz Cândido (nome próprio merece ser escrito com letra inicial maiúscula) ao tentar trazer o 2º Grau pra cá, o então governador dissera ser uma pretensão, não bate com a informação que ouvi. Sei que teria sido o então secretário de Educação, João Faustino, que teria dito aquilo. Como vê, as histórias têm muitas versões.

    João Faustino é aquele que perderia a eleição ao governo do Estado no ano de 1996.

    ResponderExcluir