Index Labels

COLUNA "LINGUAGEM.COM" PUBLICADA NA EDIÇÃO 02 DE NOVEMBRO DE 2003

. . Nenhum comentário:
A segunda edição do Jornal de Upanema foi publicada no dia 30 de novembro de 2003.

RELÍQUIA
Uma moeda poderá significar muito para a história de um povo. Falo de uma moeda encontrada nos escombros de um quintal de uma casa desta cidade. O objeto poderia não ter nenhum significado se não fosse datada de 1762, muitos anos antes de Upanema existir como vila (1864). Ela traz inscrições em latim nestes termos: PECVNIA. TOTUM. CIRCVMIT. ORBEM JOSEPHUS. I. D.G.P. ET. BRASIL. REX. Seu proprietário é o funcionário público Antônio Edilson Sobrinho.

GONDIM I
1º CD de Karina Santos da Assembleia de Deus em Upanema traz duas composições poéticas do professor Antônio Aldemir Gondim. “O pródigo” e “Um poucochinho mais”, fazem parte do álbum “As marcas da vida”. Um poucochinho mais” foi feito em parceria com a professora Ana Cléa Sobral. O talento de Aldemir já vem de alguns anos, visto que o hino do município é de sua lavra. “Rodrigues, nosso irmão”, o entrevistado das duas primeiras edições deste jornal, foi citado e cantado por Aldemir.

GONDIM II
O professor Evaldo Gondim, que leciona no Campus Avançado da UERN de Pau dos Ferros, também escreve versos. Estes a seguir fazem parte de um poema denominado “fogo abafado”, que me presenteou um dia desses:
Há um fogo em mim, um fogo de justiça social
Saindo e querendo corrigir esse país tão banal
Pensamentos estão roendo aqui por dentro em lamentos
Mas sou forte, não me deixo levar por sentimentos.

CARISMÁTICOS
Segundo o Aurélio, o vocábulo vem do grego “chárisma”, que significa dom, pelo latim, chárisma. É uma força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade religiosa. No Catolicismo há um grupo que trabalha esses dons. Na nossa terra há dez anos, um grupo de fieis se reúne cultivando esse dom. segundo eles, a vantagem de ser carismático é que a espiritualidade é mais desenvolvida. Haverá uma programação brevemente e será divulgado neste espaço.

MYKAEL
Os versos a seguir são do garoto Gleymon Mykael, que, aos 14 anos já escreve versos:

Você sabe
Quantas raças
Existem
No Planeta Terra?
Acertou se disse
Uma
É uma raça
A raça Humana
A que devemos praticá-la
E não maltratá-la
A que devemos sussurrá-la
E não matá-la.

RAMOS
O professor Severino Ramos, que lecionava História na Escola Estadual “José Calazans Freire”, partiu mas deixou uma inportante produção literária em estilo poético. Sua obra póstuma está sendo preparada e sistematizada por sua irmã, a professora Marta Martins. A seguir, alguns versos que farão parte, brevemente do livro do professor Ramos:

Quando não houver mais fome
E a esperança renascer
Quando os povos virem
A igualdade vencer...
Pecadores morrerão
Todos crianças serão
Para Deus podermos ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário