A história da nossa BR é conhecida pela população, seja jovem ou velha. Ela também é cercada de mitos, histórias inventadas e imaginadas pela população, pela falta de uma versão oficial. Uma das histórias é que ela já foi feita várias vezes, ou seja, no papel já está feita, resultado de um desvio de verba por manobristas políticos do passado. Sem a BR, tivemos que viver um arremedeio, através de um desvio por Zé da Volta. A estrada ficou mais longa alguns quilômetros, mas a população quase se acostumou com esse paliativo. A estrada direto, por dentro, como costumamos dizer, tornou-se morta até agora. Recentemente a população resolveu virar a mesa e tentar mudar a história através da mobilização. O assunto foi parar na Câmara de vereadores, através do vereador Anísio Júnior, numa Audiência Pública, do dia 19 de janeiro. Não só a população ficou unida, mas a classe política do Estado foi mobilizada em torno do assunto. A audiência pública conseguiu reunir num mesmo local os senadores José Agripino, Garibaldi Filho e Rosalba ciarlini. Também estavam presentes a deputada federal Fátima Bezerra, Sandra Rosado e João Maia. Os deputados estaduais Valter Alves e Larissa Rosado também se fizeram presentes. Das autoridades locais, a prefeita, Maristela Freire, o vice, Manezinho e toda a bancada de vereadores. A população ocupou os espaços do auditório da Câmara. Outra grande parte da população permaneceu fora, escutando pela FM liberdade. Os políticos não perderam a oportunidade para mostrarem que apoiavam a idéia. Em ano político, eles não podiam se omitir.
ANTECEDENTES
Em 1995 a população foi chamada a participar de um protesto contra aquela situação de desprezo pelos upanemenses. Muita gente dirigiu-se para a estrada em Zé da Volta. Houve discursos, protestos. O trânsito foi interrompido durante parte da manhã e início da tarde. Havia um adesivo que dizia: “Você vai parar duas horas. Nós estamos parados há 37 anos. Upanema pede estrada!” Naquele dia havia representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e outras entidades de classe, como igreja e sindicato.
AS NOTÍCIAS MAIS RECENTES
As mais recentes notícias dão conta de que ordem de serviço será assinada no próximo dia 10 de agosto. O anúncio foi feito pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Fernando Rocha, do Rio Grande do Norte. Na data aprazada será autorizado o início das obras de construção da BR-110, trecho de 79 quilômetros que compreende entre as cidades de Mossoró e Campo Grande, passando pelo Centro de Upanema.

A empresa vencedora foi a Delta Construções, apresentando proposta no valor de R$ 84,358 milhões. A Delta participou de licitação no dia 11 de junho último, enfrentando mais quatro disputantes.
A previsão do projeto inicial da obra, apresentado no início deste ano na Câmara Municipal de Upanema pelo Dnit, era de a obra precisar de aproximadamente R$ 90 milhões para ser concluída. O empreendimento faz parte da segunda fase do PAC.
Na ocasião de lançamento do edital, realizado na Câmara Municipal de Upanema/RN, o superintendente do Dnit, Fernando Rocha, esclareceu que, após a ordem de serviço, o prazo previsto de conclusão da obra é de dois anos.
Na ocasião, afirmou também que a superintendência já tem experiência no processo de desapropriação de terras e licenciamento de jazidas para agilizar o processo, já que terá que negociar aproximadamente 80 desapropriações antes de construir a rodovia. A obra é considerada fundamental para desenvolver especialmente a região de Upanema, aproveitando o potencial hídrico da Barragem de Umari, inaugurada há quase dez anos.
Essa obra é um antigo sonho da região e velha promessa da classe política. Mesmo que o assunto tenha descambado para a pilhéria e descrédito da parte da população, pelas últimas notícias e encaminhamentos, acreditamos que o sonho antigo de muitos cidadãos upanemenses vai, enfim, ser realizado. Pena que muitos não alcançaram, mas pelo menos a atual geração vai poder desfrutar desse que é um dos grandes alavancadores do progresso de nossa cidade.

só acredito depois de inaugurada!!!
ResponderExcluirNão somente é um sonho de quem mora ai, estou distante mais sempre que vou em Upanema gosto de prestigiar a festa de santana em Campo Grande.
ResponderExcluirBom, estou certo que desta vez sai a realização de um grande sonho para upanema.
Vamos torcer juntossss!
mais se a obra comécar de campo grande como é que vai fica os empregos para a nossa população?
ResponderExcluircomo E ano de campanha os nossos representante promete mas faz que nao ta nem ai para essa qausa que E a BR 110,ou seja E + uma promessa que nao sai do papel. voces so que quer voto o povo nao E mais besta nao.. atençao + um ano de eleiçao.
ResponderExcluirnão sai de jeito nenhum.
ResponderExcluirmeu pai esta esperndo por essa obra a 75 anos espero que ele veja agora agente e burro em escolher gente incompetente, pensse nisso antes de escolher aquele que governa nossoro pais essa e hora nao vao se iludi por falsa promessas nao
ResponderExcluirgrato a todos nilson
É eu tambem só acredito quando os carros estiver passando, e dizer que esta pronto. porque eles pode inaugurar só a metade.
ResponderExcluiressa BR que num saí aff
ResponderExcluirTenho 46 anos. Quando era criança combinei com outros amigos que, quando a BR-110 sair do papel e for concluída, iremos a pé de Mossoró - Upanema. Agora quase todos casados, com filhos e a idade avançando, estou com medo de não cumprir com o combinado. SERÁ QUE SAI MESMO?!?!?!?!? Veremos.
ResponderExcluirACREDITO QUE AGORA COM RASAUBA GOVERNADORA DO RN ESSA BR SAIA DO PAPEL GOSTARIA MUITO QUE ACONTESSE ISSO PRA UPANEMA MELHORA CADA VEZ MAIS
ResponderExcluiro sonho acabou!(BR 110)
ResponderExcluir