Index Labels

[EDIÇÃO 71] COLUNA ANTENADO, DE ANAXIMANDRO

. . Um comentário:
DURA REALIDADE
O final de semana foi marcado por uma série de atos de vandalismo em carros de motoristas upanemenses. Cerca de 7 carros foram riscados com material “perfuro/cortante” e, em alguns deles, escrito palavrões. O que aconteceu no último final de semana em Upanema pode ser considerado apenas um ato de delinquência por parte de algumas crianças, já que um dos motoristas flagrou duas crianças entre 10 e 12 anos que estavam cometendo tal delito em seu veículo. No meu entendimento, isso pode ser fruto de uma sociedade que está desaprendendo a preservar as coisas alheias, a noção do que é ilegal e o respeito aos outros.

DURA REALIDADE II
A sociedade upanemense está ficando igual à de outras cidades maiores, onde o semelhante é apenas semelhante. Antigamente, as crianças respeitavam os mais velhos, mas hoje em dia, se você adverte uma criança que está fazendo algo de errado, ela retribui com um palavrão. Aconteceu isso comigo recentemente. Isso me chocou, pois não fui criado dessa forma. Essa é a pura realidade da juventude upanemense, que sai de casa aprendendo o que é errado ou sem saber o que é que certo, já que os pais não tão nem aí pra ensinar e vigiar o comportamento dos filhos. De casa eles saem para a sala de aula e para as ruas, onde encontram material farto para praticar irregularidades e ainda acharem que tudo é bonito. É triste, mas é verdade!

BR-110
Aos poucos, a empresa Delta está montando o esquema para começar a obra da BR-110. Casas já foram alugadas, o terreno para construção do canteiro de obras já foi escolhido e há uma previsão para começar a obra no sentido: Upanema/Mossoró. Alguns ainda acham que a estrada não sai. Já disse e repito: acredito que sai. Se esperei mais de 30 anos, posso esperar mais uns meses. É tudo uma questão de tempo.

COMEÇO
Ouvi a discussão entre os apresentadores do programa - que eu não me lembro o nome -, da Upanema Web Rádio, Jander Freire, Silva Jr. e Josiel Gondim, sobre em que direção deveria começar o asfalto da BR-110. Se eu não me engano, Jander era o único que defendia que começasse por Campo Grande. Não sou de me omitir sobre temas polêmicos, mas pense numa situação que eu não tenho opinião formada. Sinceramente, vejo prós e contras que somados dão 0x0. Pra mim tanto faz, apesar de respeitar a opinião de todos. O importante é começar. 

CIDADANIA
A realização do I Congresso Estudantil de Upanema e do Fórum do Selo Unicef, marcaram momentos importantes na luta em defesa de melhorias para as nossas crianças e adolescentes. As reivindicações e as propostas apresentadas nesses encontros são legítimas, dentro do processo democrático em que vivemos. Portanto, gostaríamos aqui de deixar nosso apoio e mensagem de parabéns a todos os que contribuíram para esses encontros.

SENTI FALTA
Causou-me surpresa a ausência dos vereadores upanemenses no I Congresso Estudantil de Upanema. Mais surpresa ainda foi ver que aqueles que mais criticavam o “fechamento” do Centro de Convenções em virtude das obras que ainda estavam sendo feitas, não deram nem as caras para ver se o local estava funcionando. Fiz questão de perguntar ao presidente do Grêmio, Edinael Castro, se tinha enviado convite para os mesmos. Ele disse que todos foram convidados. Ah tá!
Mas parece que não fui só eu que sentiu falta não. Os estudantes também sentiram e reclamaram. Estamos de olho também.

O QUARTO PODER
Como membro da imprensa upanemense, vejo com bons olhos o trabalho exercido pela grande maioria dos nossos colegas. Isso é fruto de um trabalho que começou há anos e que aos poucos vai avançando em busca da verdadeira liberdade de imprensa. A liberdade de imprensa está diretamente ligada a liberdade de pensamento, de opinião, de expressão e mais recentemente, de denunciar e reivindicar. Não é à toa que esta liberdade é a primeira vítima dos regimes totalitários de qualquer tendência. É claro que nem tudo são maravilhas em nossa imprensa provinciana. Existem ainda resquícios vivos da ditadura, mas nada que o tempo não mude. Vejo que a contribuição dada pela imprensa é maior do que os possíveis excessos. Acredito que os poderes municipais constituídos, mesmo diante de alguns atritos isolados, reconhecem esse papel importante. Portanto, não acho interessante um pensamento de disputa pelos louros dos benefícios para nossa sociedade. “Todos se precisam”.

QUEREMOS UMA AGÊNCIA
Também gostaria de me filiar a campanha promovida pelo Jornal de Upanema: QUEREMOS UMA AGÊNCIA. Só vou falar isso, pois meu médico recomendou que eu não falasse mais sobre religião e a agência do BB. Não posso ter raiva.

UPANEMA WEB RÁDIO
Queria parabenizar meu amigo Afonso Canuto pela programação – que ainda precisa melhorar. Sempre precisa -, de sua Web Rádio. Afonso, boa sorte e estamos sempre na sintonia. Ah, já ia me esquecendo, bote mais músicas de Falcão, ouvi falar que nossa amiga Renata adora.

ROSALBA AGRADECE
Os jornais do estado propalam as declarações do candidato a senador Hugo Manso – PT que acusa, entre outras coisas, o senador Garibaldi Alves Filho – PMDB, de analfabeto político. Sem querer entrar no mérito dessa discussão, acredito que o candidato Hugo Manso prestou um grande desserviço a candidatura de Iberê Ferreira de Souza com tais declarações. Além da insatisfação do deputado, até então aliado, Henrique Eduardo Alves – PMDB, o candidato petista fez as declarações em um momento delicadíssimo para candidatura da senadora Rosalba Ciarline. Explico. Ora meus amigos, antes da visita do candidato a presidente José Serra, ao RN, todos os políticos aliados do presidente Lula apregoavam a ligação de Rosalba a Serra e a vinda do mesmo ao estado seria a coroação dessa afirmação. Seria o momento máximo para o discurso da situação estadual. A repercussão seria grande da união dos “adversários” do Bolsa Família, PROUNI, Luz para Todos, etc. Pois num é que vem o candidato a senador Hugo Manso e inventa de fazer as declarações na véspera da visita do Serra ao RN! Era tudo que a oposição queria e não esperava. Um fato novo que pudesse encobrir a visita de Serra. E é o que está acontecendo até hoje. Ninguém nem se lembra se Serra passou por aqui, o que disse nem se Rosalba tava junto com ele...  Raposa velha, o deputado Henrique, que habilmente aprendeu a cartilha básica de todo PMDBISTA, que é de como se manter no poder, assumiu pra si os holofotes e propagandeou um possível rompimento com o candidato Iberê. Quer notícia que chame mais atenção que a passagem de Serra pelo RN?

Um comentário:

  1. Anax, vc falando em comportamento de criança, aconteceu uma comigo quando ía com minha bicicleta pela rua Antonio Carlos de Carvalho, uma menina de 4 a 5 anos de idade jogou um pau que quase me atingia e saiu correndo atrás de mim segurando a bicicleta.Infelizmente até o governo está fazendo com que as crianças sejam rebeldes com a criação da Lei da Palmada, isso só veio reforçar o mal comportamento dessa crianças e adolescentes do nosso país.

    ResponderExcluir