O mundo está doente com seu clima desorganizado, economia instável que gera problemas sociais, econômicos e de saúde. As políticas macroeconômicas não dependem de uma ação isolada de uma pessoa pra mudar esse quadro catastrófico que vivemos.
No entanto, nós como seres humanos inteligentes e que buscamos melhorar nossa qualidade de vida, podemos realizar o auto-cuidado com práticas saudáveis de exercício físico regular.
Há vários estudos mostrando os benefícios da prática regular de atividade física. Seja ela qual for desde que lhe agrade e lhe der prazer. Existem diferentes modalidades para a prática de exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos; sendo o ideal uma consulta com um especialista para indicar o melhor tipo de acordo com suas necessidades, porque cada grupo de pessoa tem suas limitações e especificidade para desenvolver uma modalidade física. Sendo assim, há trabalhos físicos para gestantes, idosos, jovens, homens e mulheres. Algumas ações simples parecem ser inofensivas quanto à indicação e têm um efeito bom pra nossa saúde: andar, dançar, correr, fazer compras a pé, pedalar, nadar, passear com um filho ou animal de estimação, enfim levar uma vida mais ativa, menos motorizada.
O planeta está estressado. As pessoas vivem estressadas, sedentárias, obesas, doentes graças às necessidades que o mundo capitalista impõe: nosso corpo foi feito pra produzir, não podemos parar, temos que trabalhar. E, nessa ótica, esquecemos que precisamos cuidar do nosso corpo e de nossa mente. Para se ter um melhor resultado, a atividade física precisa ser prazerosa e contínua ao longo de toda a vida e não um hábito sazonal, sem planejamento e acompanhamento de um profissional capacitado.
Segundo o professor Fausto Arantes Porto, colunista da revista saúde em movimento, os benefícios da atividade física são:
•Na aparência:
•Melhora seu visual e postura; Eficiência dos músculos e melhor tonicidade; Combate o excesso de peso e acúmulo de gordura.
•No trabalho:
•Aumenta a produtividade; Menor propensão às doenças; Melhor índice de freqüência no trabalho; Combate o estresse e a indisposição;
•No dia a dia:
•Maior disposição para as atividades cotidianas; O coração trabalha de forma mais segura e eficiente; Aumenta seu fôlego; Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo; Você se alimenta e dorme bem; Vive melhor e com mais qualidade;
•Na saúde:
•Aumenta a qualidade e expectativa de vida; Melhora seu sistema imunológico;
Previne e reduz os efeitos de doenças como:
Cardiopatias;Estresse; Obesidade; Osteoporose; Hipertensão arterial; Deficiência respiratória; Problemas circulatórios; Diabetes; As alterações das taxas de colesterol.
Outro aspecto a ser considerado nos exercícios físicos é a questão do gênero masculino e feminino. A nova tendência é valorizar as diferenças entre homens e mulheres para montar estratégias que possam melhorar o desempenho e o resultado dos exercícios. Basicamente, as atividades são as mesmas com diferença de cargas menores para as mulheres pela sua constituição fisiológica. Essas diferenças devem ser analisadas para que homens e mulheres tenham melhor êxito com suas atividades físicas: composição corporal, condições cardiorrespiratórias, concentração de tecido gorduroso e reserva de energia. Ainda tem a diferença na alimentação que deve ser distinta para eles e para elas: O homem tem um consumo calórico maior; precisa de mais carboidrato que a mulher se a modalidade exigir resistência como a corrida; após a musculação, ele precisa de mais proteínas pra regenerar a musculatura; ele precisa de maior reposição de água por transpirar mais; ela precisa repor mais micronutriente, especialmente o ferro e o cálcio.
Upanema, hoje, dispõe de uma boa infraestrutura para a prática de atividades físicas. Temos uma praça de esportes localizada na Avenida 16 de setembro com quadras poliesportivas, um ginásio, duas academias, um rio urbano, calçadão na saída pra Mossoró, Campo Grande e na praça de eventos como ambientes ideias para a caminhada, um complexo esportivo no conjunto Rosvaldo Bezerra, um estádio de futebol e em breve uma academia pública para que os idosos pratiquem seus exercícios de forma saudável e regular.
É comum, em nossa cidade, especialmente no final de tarde, pessoas utilizarem esses ambientes para praticar suas atividades físicas. Segundo a UNESCO a atividade física é um dever de todos e uma necessidade básica. Desse modo, o poder público poderia participar de forma mais eficiente desse processo, fornecendo profissionais capacitados para orientar e fiscalizar as práticas físicas, desenvolver trabalhos específicos com os grupos de riscos como gestantes, hipertensos, diabéticos e idosos. Liberar um profissional da fisioterapia para desenvolver a ginástica laboral com os profissionais de todas as secretárias e obter todos os benefícios que são possíveis ao trabalhador.
E ai, amigo leitor, depois de tantas justificativas, pontos positivos que o exercício físico nos proporciona, você não acha que já está na hora de iniciar um que lhe agrade e lhe forneça prazer, saúde, bem-estar, melhor qualidade de vida...?
Mexa-se! Faça algo que movimente seu corpo e sua mente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário