Index Labels

Conheça a segunda casa de Upanema

. . Nenhum comentário:
O casarão de José Jerônimo (A segunda casa)
Este casarão era dividido em duas partes, uma parte era utilizada como delegacia e a outra servia como armazéns. Está localizada na primeira rua da cidade, a Rua Salviano Florêncio. Em decorrência desse fato, esses armazéns eram como uma espécie de bodega que abastecia os moradores do povoado. Serviam para armazenar legumes na época da colheita e como depósito para guardar milho, algodão, feijão e etc.

Em 2003 os armazéns e as outras casas antigas passaram por um processo de revitalização, mas por falta de incentivos financeiros não continuaram com o projeto, e com o passar dos anos foi ocorrendo à depredação dos mesmos.

O projeto
Ao verificarmos o espaço mal utilizado dos casarões, enchergamos meios de valorização do mesmo, através de obras patrocinadas pela prefeitura, a fim de preservar a identidade cultural da cidade, que estar presente nesses casarões, através de sua arquitetura e história. Pretende-se revigorar o espaço físico que é composto pelas quatro casas, construindo um Museu que levará o nome “Museu José Jerônimo”, que possa retratar toda a história da cidade, com artefatos da época da construção da cidade, como por exemplo: objetos da pecuária e agricultura local que ajudaram de certa forma na edificação deste ambiente. A prefeitura disponibilizara cursos de capacitação para que a população possa estar apta para trabalhar no Museu.

Será exposto ao público com salas amplas, em exposições permanentes, tendo também exposições em vídeos e fotografias com auditório para discussão e aulas com capacidade para 50 pessoas, aberto de terça a domingo das 08h00min as 18h00min, disponibilizando de instrutores especializados na história e cultura local, tirando dúvidas e tentando melhorar a visita da população, seja ela turística ou local. Será cobrado o valor simbólico de 2,00 reais para ajudar na manutenção dos casarões.

O público alvo o qual se buscará atingir será dos estudantes, professores, pesquisadores e curiosos que buscam melhorar e conhecer melhor os costumes dos antepassados da cidade.

Este trabalho é parte integrante de um roteiro turístico desenvolvido pela aluna Najara Gracielly Costa (foto), do curso de Turismo da UERN. Nas próximas edições continuaremos publicando outros pontos turísticos de Upanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário