Index Labels

RESENHA DA CÂMARA

. . Nenhum comentário:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEif2LBU1HbxZ2vt2tFgR1srWIoIh3pYrSRhzgcmZ7JbF6-vXapJpHnObh4cBRmcnTO5Syqqd3IA8bW1nMAEUSxgyBUG6kYw3JM2BbhQKUfzAwH5gsUbpzDK_1288cBS_JhyYyU6Mz9dkLA/s400/C%C3%A2mara+Municipal+de+Upanema.JPGSessão Legislativa do dia 16 de agosto
A sessão iniciou-se com a palavra da vereadora ADELCINA BARBOSA – PR destacando a realização da Conferência da Saúde, onde a comunidade discutiu os problemas e apresentou propostas para melhoria do sistema de saúde do município.
O vereador NENÉM DO CABANO - PMDB reclamou da falta de fiscalização em relação a entrada de menores em festas aqui em Upanema. Segundo o vereador relatou, uma jovem de 12 anos subtraiu uma galinha de sua mãe para vender e comprar a senha para Festa do Esporte. O vereador questionou se as autoridades responsáveis por essa fiscalização estavam atuando nessas festas.
O vereador AGUINALDO ELÓI - PP enfatizou também que é de responsabilidade dos pais a educação e permissão para ir a esses eventos e, que em grande parte os pais permanecem omissos a essa questão.
O vereador JOSIEL GONDIM - PSB destacou a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática, que também está sendo realizada nas escolas do município. O tema se desdobrou para a problemática da educação no município e, o vereador Aguinaldo Elói questionou o vereador Josiel para que ela apontasse alguma sugestão para melhoria de nossa educação. Josiel Gondim citou o investimento em tecnologia e capacitação profissional como duas importantes ferramentas para mudança do quadro atual. Josiel Gondim (que também é professor) disse que foi formada uma comissão de professores na Escola Municipal Maria Gorete com o objetivo de discutir vários problemas relacionados a estrutura funcional da escola. Entre os problemas apresentados pelo vereador, está a questão dos professores que estão ganhando sem dar expediente na escola. Os chamados funcionários fantasmas. Segundo o vereador, o caso será comunicado pela comissão ao secretário municipal de educação, Antonio Nicácio, para que seja tomada uma providência. O vereador
Valério Augusto – DEM fez duras críticas ao secretário de educação do município e a secretária de saúde, no sentido que não prestarem contas dos convênios que as secretarias possuem com o governo federal.

No final da sessão, a presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Upanema – SINDSERPUP veio saber da Câmara o resultado da conversas de alguns vereadores com o contador da Prefeitura de Upanema a respeito do pagamento dos FGTS dos funcionários da mesma. O vereador Neném do Cabano disse que o contador afirmou que da parte dele não estava havendo atrasos, mas que a prefeitura estava com dificuldades em relação à lista dos beneficiados, principalmente nos meses em que a prefeitura deixou de pagar a contribuição. Segundo o vereador, essa relação só pode ser enviada pela Caixa Econômica em Recife. A presidente do sindicato reafirmou o empenho da instituição no sentido de agilizar o pagamento dos benefícios aos servidores que tem direito.

Sessão Legislativa do dia 9 de agosto
A Sessão Legislativa do dia 9 de agosto foi muito movimentada. Com a presença de muitos universitários, a Sessão acabou se transformando em uma Audiência Pública para que o público presente pudesse participar com perguntas e questionamentos.
Inicialmente, o estudante do curso de Filosofia, Lázaro Carlos, utilizou a tribuna para explicar a pauta de reivindicações que trazia os universitários até aquela casa.
Basicamente, os universitários querem melhorias no transporte que os levam diariamente até as universidades mossoroenses. Citaram alguns problemas como os “caroneiros” que tomam a poltrona de um estudante, a superlotação do ônibus, quando muitos universitários vão em pé até Mossoró, e reclamaram, principalmente, da troca de ônibus quando o time do Upanema vai jogar fora pelo campeonato da Segunda Divisão e pelo Sub-20. Segundo eles, o ônibus que colocam sempre a sua disposição não tem as condições necessárias para fazer a viagem: além da falta de poltronas, faltam vidros nas janelas e o barulho é ensurdecedor.
Além de todos os vereadores terem se manifestado favoráveis a solicitação dos estudantes, o presidente da Câmara, Nonato Garcia - PSB, se mostrou solicito com os universitários e prometeu que vai conversar com o prefeito Jorge Luiz e trará uma resposta sobre o problema.
Publicado na edição 41, de setembro de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário