Index Labels

O que podemos esperar para 2011?

. . Nenhum comentário:
O ano de 2011 entra trazendo novidades no plano da administração federal, apesar de teoricamente o governo da sucessora de Lula ser da mesma linha política.

A população que a elegeu espera ansiosa que ela pelo menos faça do jeito que o seu padrinho fez: a transferência de renda que proporcionou o programa Bolsa Família e possibilitou que milhões de famílias saíssem da miséria absoluta.

Na área econômica espera-se que pelo menos a inflação se mantenha estabilizada e que os preços não aumentem com velocidade como nos velhos tempos. Como Dilma foi eleita defendendo a continuidade, a linha econômica deverá mudar pouco, mantendo o país forte frente às crises que possam ocorrer como a de 2008.

Na administração estadual, há um sentimento de esperança no governo de Rosalba Ciarlini. A população já não aceitava o governo da antecessora, Vilma e de seu substituto legal, Iberê Ferreira. Infelizmente o balanço que a mídia vem divulgando nos últimos dias de 2010 dão conta de um rombo deixado pelo governo Vilma/Iberê que verdadeiro ou não, certamente será motivo para explicar qualquer insucesso inicial do governo de Rosalba.

Na sua sabedoria, o povão resolveu não apostar num governo que voltou às costas para a população. E o mais grave, se levarmos para o lado eleitoral: ela desprezou também as lideranças que a acolheu e a ajudou a entronizá-la no governo do primeiro mandato.

A esperança do povo é que a futura governadora cumpra com o que disse em praça pública: fazer o Rio Grande do Norte acontecer. Fazer o Rio Grande do Norte acontecer na Saúde, Educação, Segurança, Turismo, enfim. Melhorar o Estado em todas os setores.

O governo de Rosalba virá carregado de expectativas e esperanças assim como o de Dilma Roussef.

Para nós upanemenses terá um significado muito especial, haja vista que a governadora eleita teve uma boa votação em nosso município, consagradora e esmagadora. Começou primeiro na eleição de 2006, quando ela suplantou seu adversário numa votação histórica. Em 2010, Upanema resolveu apostar mais uma vez no seu nome, em detrimento do seu adversário e sua apoiadora, que desprezaram a cidade e não fizeram nada significativo.

Sobre os projetos que a governadora poderá tocar é, sem sombra de dúvida, a da Barragem de Umari. Ali está uma parte da riqueza de Upanema que foi deixada pra trás pelo governo que finda.

A BR 110 é assunto que nenhum upanemense quer comentar, porque já está bastante gasto. As promessas recentes de campanha encheram de uma vez a paciência de todos. A campanha política de 2010 foi a última em que os políticos puderam prometer aquela obra.

Apesar desse quadro de descrença e desesperança, a expectativa é que os últimos entraves sejam derrubados para que este sonho possa ser concretizado em 2011, ou pelo menos iniciado.

No plano municipal há obras que poderão ser tocadas ou concluídas no ano que vem, como o abatedouro público, a escola infantil, o hospital, a reforma da Escola Maria Gorete ou construção de uma nova escola.

O saneamento básico está na lista dos grandes projetos urgentes que Upanema tanto necessita e que a prefeitura está tentando viabilizar buscando recursos junto ao Governo Federal. Há ainda o grande problema da passagem molhada, que paralisou o tráfego no inverno de 2009.

Uma adutora que levará água para a zona rural está sendo pensada e caso venha a ser concretizada será uma das obras mais importantes já realizadas no município.

O carnaval, segundo as recentes notícias, é provável que não seja dos maiores como em carnavais anteriores. A razão disso é a crise que ainda ronda as prefeituras.

  Assim, o ano que vem chegará carregado de muitos pontos de interrogação, mas não deixaremos de acreditarmos que ele poderá chegar com progresso e mais desenvolvimento para o país, para o Estado e para todos nós upanemenses.
Publicado na edição 73 de janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário