Index Labels

Sorrisoterapia - um bem pra saúde e de graça!

. . Nenhum comentário:
Muitos não têm motivos pra fazer essa divertida ação. Injustas sociais, desemprego, fome, ausência de saúde, pressões, problemas financeiros, estresse... Esses sentimentos tornam as pessoas amarguradas, ansiosas, depressivas, mal humoradas e tristes. Condições fundamentais para desencadear uma doença fisiológica ou psicológica, provocada pela desarmonia interior graças ao acúmulo de energia negativa no organismo. Isso é perceptível na expressão facial de cada indivíduo.

O riso é a expressão mundial da felicidade; como dizem os mais velhos: é um santo remédio; rir é agradável e faz bem, deixa o corpo e a mente com defesas contra as doenças do meio externo, melhora a circulação e a pressão arterial. Libera “endorfinas”, que promovem uma sensação de bem-estar geral e, melhor, não tem contra-indicações.

Quando rimos movimentamos mais de 400 músculos em todo o organismo, oxigenamos os pulmões e estimulamos a circulação sangüínea. Desse modo, cientistas afirmam que 5 minutos de riso são equivalentes a 45 minutos de ginástica aeróbica.

 Vejam quais são os benefícios do riso: fortalece os relacionamentos, diminui chances de demissão, aumenta a produtividade, impulsiona a criatividade, controla o estresse, excelente exercício para o sistema cardiovascular, estimula os órgãos internos, estimula o sistema imunológico, suaviza a dor e é divertido!

O sorriso como terapia é antigo e surgiu na Índia com Madan Kataria; mas somente agora é lhe dada a devida importância graças às comprovações científicas que mostram o riso franco, a gargalhada, ou melhor, como dizemos por aqui, a gaitada como fonte barata e inesgotável de benefícios pra saúde. Charles Darwin classificou o sorriso e o riso entre movimentos expressivos natos e universais; ou seja, o sorriso é uma ação própria de todos os seres humanos independente da raça, condição socioeconômica ou cultural. Esse assunto é mostrado em seu livro The expression of the emotions in man and animals (“A expressão das emoções no homem e nos animais”). Freud dizia que uma cena cômica e o riso proporcionam saúde física e mental das pessoas. Frans Alexander, Psicanalista do Instituto de Psicanálise de Chicago, concluiu em suas pesquisas que o “caráter liberador do riso é um meio de extravasar as tensões e de se evitar as doenças psicossomáticas”. Portanto, várias personalidades afirmam que realmente rir é o melhor remédio para a cura de todos os males, no corpo físico, mente e espírito

Hoje, há clubes de sorrisos espalhados pelo mundo onde pessoas se encontram somente pra sorrir. Não um sorriso humilhante, mas um sorriso que sai de dentro pra fora, externando todo o prazer desse hábito saudável e que faz muito bem a si mesmo e aos outros; é rir de verdade e com vontade.

Evite o mau humor e deixe o mal humorado longe de você porque ele nunca está feliz; a felicidade do outro lhe incomoda e o infeliz, inconscientemente, fará de tudo para acabar com a felicidade do outro.

Além das condições psicológicas, sociais e econômicas pra sorrir, também há a questão fisiológica e estética do órgão responsável pelo sorriso: a boca. A maioria das pessoas com problemas orais como cáries, mau hálito, perda dos dentes da frente, tem dificuldades de sorrir por alteração na sua auto-estima. Sentem-se à margem do conceito de beleza e menosprezada.

Todos temos o direito de sorrir, seja de qualquer raça, religião, situação econômica e social, idade, com dente ou sem dente. O sorriso é democrático, de graça e faz outra pessoa se sentir bem. Aliás, você já sorriu hoje? Sorria pra alguém e faça uma pessoa se sentir melhor, valorizada, tornando-a bem humorada nem que seja por um instante.

Já pensou se em Upanema criássemos um clube do sorriso? Aliás, acho que já existem alguns... Ao terminar de ler essa matéria sinta-se estimulado a sorrir de forma saudável com objetivo de fazer o bem a você mesmo e a outra pessoa que esteja precisando dessa ação. Faça algo pra que isso aconteça de forma concreta e todos nós sairemos sorrindo à toa.

SORRIA UPANEMA! VALORIZE SEU SORRISO!

     Um feliz 2011 com muitos motivos pra sorrir e poucos, mas em pequena quantidade mesmo, pra chorar. Um abraço e até o próximo ano se Deus quiser.

Coluna do Dr. Ricardo Alexandre publicada na edição 73.

Nenhum comentário:

Postar um comentário