Upanema, por ter uma demanda maior pela produção e comercialização de mel e cera, providenciou todas as adequações para receber o aval do Ministério da Agricultura. Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), Francisco Bernardino de Souza, acompanhado da consultora Wagna Dantas, do diretor de Extensão do campus Natal-Central do IFRN, Luis Antônio Soares, e de Wyllys Farkatt, pró-reitor de Extensão do IFRN.
Na cerimônia, a comunidade presente homenageou a professora Andréia Lessa, coordenadora do Projeto do Mel, ação responsável por tornar a cooperativa auto-sustentável na produção e comercialização do mel. O projeto foi uma parceria entre a Funcern, o IFRN e a Petrobras e começou suas atividades em 2004. foram construídos 30 núcleos apícolas e seis minicasas de mel. Mais de 700 pequenos produtores foram capacitados na melicultura.
Com a usina em Upanema, a expectativa é de que sejam produzidas, anualmente, 500 toneladas de mel. O Entreposto é totalmente gerido via cooperativa.
Fonte: FUNCERN
Nenhum comentário:
Postar um comentário