Sem dúvida, o garçom exerce uma
função importante. Ele transporta os alimentos, faz malabarismo com a bandeja,
ajuda na hora da paquera, ouve centenas de casos de amor
(como diria Reginaldo Rossi), enfim, é um amigão. Mas nem sempre é
assim. Às vezes, infelizmente, o atendimento é péssimo. Por isso, na hora de
pagar a conta, surge aquela “pulga atrás da orelha”: O pagamento dos 10 % é
obrigatório?
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imagem: reprodução da internet |
A sua vontade deve ser
respeitada. Se ocorrer algum problema (ofensa, intimidação etc), chame a
polícia. A utilização de constrangimento (físico/moral) ou afirmações
incorretas durante a cobrança é crime (art. 71 do Código de Defesa do
Consumidor). É importante também registrar a ocorrência no Procon, pois tal órgão
poderá punir o estabelecimento através da aplicação de sanções administrativas.
Thiago Garcia Ivassaki é
advogado. Qualquer dúvida é só entrar em contato com ele por e-mail
(thiagoivassaki@yahoo.com.br), twitter (thiago_ivassaki) ou facebook (thiago ivassaki).
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